4 maneiras de aumentar o consumo de fibras, retirando inchaço e intestino preso

Hoje vamos te ensinar como você pode aumentar sua ingestão de fibras para combater a constipação. Nós lhes contamos os melhores hábitos alimentares para resolver este problema.

A constipação é uma condição muito comum. Um estilo de vida sedentário, falta de exercício físico regular, refeições pré-cozidas e uma dieta baixa em vegetais e frutas podem ser algumas das suas causas.

Se você sofre de constipação, continue lendo: informamos como você pode aumentar a ingestão de fibras para aliviar o trânsito lento.

Determinar o que exatamente é a constipação pode ser difícil porque a evacuação das fezes varia de pessoa para pessoa. Para algumas pessoas, é comum ir ao banheiro várias vezes ao dia, enquanto outras acham normal fazer isso todos os dias.

Então, o que é constipação? Basicamente, fala-se de constipação quando a pessoa sofre quando vai ao banheiro porque o intestino grosso absorveu uma grande proporção de água e as fezes endureceram.

Uma das melhores maneiras de evitá-lo é comer uma dieta rica em fibras, beber pelo menos dois litros de água por dia e fazer atividade física.

A constipação intestinal pode ser crônica, ou seja, é uma doença que afeta a vida cotidiana e pode causar hemorróidas e diverticulite, ou ocasionais, produzidas por alterações de rotina, gravidez, menopausa ou estresse, entre outras possíveis causas.

4 dicas para consumir fibra

Uma das melhores maneiras de combater a constipação é aumentar a ingestão de fibras. Lembre-se que uma dose diária de 40 gramas é recomendada, de acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde. Agora, como podemos nos certificar de que atendemos às nossas necessidades?

1 – Não é tão difícil quanto você pode pensar no início. A idéia é que pelo menos três de suas refeições (incluímos lanche aqui também) incluem legumes.

Tenha em mente que os vegetais fornecem uma grande quantidade de fibras, especialmente crus. Portanto, recomendamos que você inclua saladas e vegetais em todos os seus pratos. Aqui estão algumas idéias:

Salada de alface e cenoura.
Brócolis refogados com alho.
Beterraba cozida.
Alcachofras recheadas com legumes.
Espargos
Cogumelos salteados
Abóbora assada.
Quiche de espinafre

2. A sobremesa por excelência deve ser a fruta

Esqueça o sorvete, os bolos e os doces. A sobremesa real deve ser sempre a fruta. Deixe os doces para ocasiões especiais. Lembre-se de que a pirâmide alimentar aconselha a moderar seu consumo para no máximo duas vezes por semana.

3. Seja Saudável

Muito já foi dito sobre bicar e a mesma coisa se repete: não devemos comer entre as refeições, mas muitos de nós não respeitamos essa máxima! Se você precisa bicar algo entre as refeições, não coma biscoitos ou pão, escolha frutas e legumes! As opções são múltiplas e muito saudáveis:

Maçãs
Bananas
Pêssegos
Tangerinas
Ameixas
Peras
Figos
Bagas
Cenouras pequenas
Fatias de nabo

4 – Use sementes para dar um toque crocante às suas saladas

Você já experimentou uma salada com sementes? O sabor é ótimo e também é uma ótima maneira de aumentar a ingestão de fibras! Não hesite em adicionar sementes de chia, abóbora ou gergelim.

Legumes são ricos em fibras, por isso seria apropriado consumir pelo menos algumas vezes por semana alguns deles. Lentilhas se destacam com 11,7 gramas por 100 gramas e soja com 15,7 gramas por 100 gramas, mas além delas você pode incluir em sua dieta:

Feijão
Grão de bico
Ervilhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sentir fome realmente te deixa estressada, diz estudo

Coco e cenoura para o crescimento rápido do seu cabelo, aprenda