A opção mais saudável é margarina? e não manteiga, aprenda!

Se você gosta de manteiga em sua batata cozida, torradas ou massas, provavelmente sentiu uma pontada de culpa ao colocar aquele tapinha de ouro no prato. Ou pior, você pode se sentir confuso e confuso sobre se deve ficar com manteiga ou mudar para a margarina ou outro spread.

Embora um alimento básico da dieta americana, a manteiga foi submetida a um grande escrutínio quando seus altos níveis de gordura saturada foram associados ao aumento do risco de doenças cardíacas.

Muitas pessoas aceitaram o desaparecimento da manteiga no ritmo, lamentando a perda de seu sabor salgado, mas concordando que seu efeito no coração poderia ser um preço muito alto a pagar.

Eles obedientemente mudaram para a margarina, como pesquisadores e nutricionistas sugeriram. Então os perigos da margarina vieram à luz.

As margarinas mais antigas tinham altos níveis de gorduras trans, que acumulavam um duplo dano para doenças cardíacas ao elevar os níveis de LDL (colesterol ruim) e diminuir os níveis de HDL (colesterol bom). Muitas pessoas se sentiram traídas ou enganadas.

A verdade é que nunca houve qualquer boa evidência de que o uso de margarina em vez de manteiga reduza as chances de ter um ataque cardíaco ou de desenvolver uma doença cardíaca.

Fazer a troca foi um palpite bem-intencionado, já que a margarina tinha menos gordura saturada que manteiga, mas ignorava os perigos das gorduras trans.

Talvez você se faça essa pergunta em questão da manteiga contra margarina é realmente falsa.
Se formos olhar pelo lado sobre doença cardíaca, a manteiga permanece na lista de alimentos a ser usada com parcimônia, principalmente porque é muito rica em gordura saturada.

As margarinas, no entanto, não são tão fáceis de classificar, todas as margarinas antigas ficaram claramente piores que manteiga.

Dentre elas algumas das margarinas mais novas que são pobres em gordura saturada, rica em gorduras insaturadas e livres de gorduras trans são boas desde que você não use muito o produto (elas ainda são muito ricas em muitas calorias).

Você ainda pode comparar rapidamente o valor de saúde dos potes (incluindo manteiga e margarina) simplesmente observando os rótulos nutricionais na embalagem desses produtos.

A FDA agora exige rótulos nutricionais para incluir informações sobre gorduras saturadas e gorduras trans. Todo o seu objetivo é limitar a ingestão de gorduras saturadas e evitar gorduras trans por um completo.

Muitas alternativas ainda mais saudáveis ​​à manteiga ou à margarina incluem o azeite de oliva e outros produtos à base de óleo vegetal, que contêm gorduras mono e poliinsaturadas muito benéficas.

Da próxima vez que você assar um pão quente ou morno, considere mergulhar em azeite, em vez de revesti-lo na manteiga.


E se você no caso está tentando diminuir seu colesterol alto ruim, os spreads à base de estanol (por exemplo, Benecol e Take Control) são ainda muito melhores, já que o uso regular pode ajudar a baixar os níveis de colesterol LDL.

No nosso país, um hábito cotidiano e muito popular é o famoso pingado, mistura de leite com café, e um pãozinho francês – seja ele na chapa, bem quentinho ou mesmo fresco.

Fala verdade, como não gosta daquela manteiga ou margarina derretida no pão quente? A amarelinha manteiga e a margarina são duas paixões nacionais, hoje em dia começam a rivalizar com o delicioso requeijão, mas ainda ganham em quase todas as padarias de norte a sul.

Elas são também alguns ingredientes muito presentes no café da manhã em diversas receitas, como bolos e diversas massas. Mas você sabe quais são suas principais diferenças?

Relação a gorduras

Dentre as primeiras coisas a se ressaltar é que as duas são ricas em gorduras, porém a manteiga contém colesterol e uma quantidade muito maior de gordura saturada.

Margarina então tem maior teor da gordura insaturada em sua composição e, por ser um produto de origem vegetal, não possui colesterol ruim.

Como são feitas

A produção de manteiga é feita a partir da nata do leite, então, é um produto de origem animal.
Ela é misturada até que se forme uma pasta homogênea e pode ser feita até mesmo em casa.

A margarina é produzida dentre o óleo vegetal, em uma forma de processo chamado hidrogenação, que transforma o óleo de líquido em forma de sólido.

Esse processo depois de feito, são adicionados outros produtos para ajudar em sua composição final, como os aditivos.

Os nutrientes contidos

Os nutrientes contidos na manteiga ela possui ainda mais minerais, como o cálcio e magnésio.
Toda a quantidade de vitaminas acrescidas à fórmula costuma ser menor.

Ainda as mais utilizadas são todas vitaminas lipossolúveis, que podem ser adicionadas na formulação das margarinas, melhorar sua composição em alimentar – e claro para dar uma reforçada no marketing do produto.

Já na relação ao sódio, o famoso sal quando em excesso, por todos os profissionais de saúde, deve-se ficar atento ao rótulo.

Em todos os produtos, a descrição da quantidade desse composto é obrigatória nos produtos e varia de várias marcas para marca.

Você sempre tem que verificar sempre as informações do rótulo e fique atento a quaquer diferença. No caso seja margarina ou manteiga, lembre-se sempre que o valor calórico é elevado, muito mais que o açúcar ou a proteína. E jamais consuma em excesso nenhuma das duas opções, até mais.

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