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Agachamento isométrico: aprenda fazer, músculos e vantagens

Dentre os grandes benefícios dos exercícios isométricos que não são tão conhecidos. Claro que diversas pessoas sabem que levantar pesos e fazer muito treinamento cardio que é muito saudável, mas você sabia que exercícios isométricos podem ser tão eficazes quanto?

Saiba que este tipo de exercício é fantástico para a sua saúde geral, especialmente para os nossos músculos. Vale ressaltar que esses exercícios exigem muito pouco trabalho, pouco ou nenhum equipamento e também não consomem todo o seu tempo. Nunca ouviu falar de exercícios isométricos? Abaixo explicamos melhor.

Mas afinal o que são exercícios isométricos?

Um treinamento isométrico é aquele em que seus músculos se contraem de uma certa maneira. E sempre os 2 tipos mais comuns de contrações musculares pelas quais passamos durante o exercício são as contrações concêntricas e as excêntricas.

Dentre as contrações concêntricas acontecem quando seus músculos ficam tensos conforme encurtam, ou em outras palavras, quando você está no movimento ascendente de uma rosca direta de treino de bíceps.

Mas enfim, as contrações excêntricas são os movimentos pelos quais seus músculos passam quando ficam tensos enquanto se estendem, como no movimento descendente de um treino de rosca direta de bíceps.

E sempre o último tipo de contração muscular que existe é um pouco menos conhecido. É a contração isométrica, o tipo de que estamos aqui para falar hoje. Essas contrações envolvem o um bom tensionamento do músculo, sem nunca realmente movê-lo.

E sempre esses tipos de exercícios envolvem simplesmente flexionar um músculo o mais forte possível. O isométrico também pode envolver a realização de uma postura específica, como um agachamento com os músculos engajados, e também pode envolver empurrar contra um objeto imóvel, como uma parede.

Ativação Muscular

Saiba que dentre os grandes benefícios de fazer exercícios isométricos é que eles fornecem a você a maior quantidade de ativação muscular.

Essa ativação muscular se refere ao recrutamento de unidades motoras pelo seu músculo e quanto mais unidades motoras você pode recrutar, melhores e mais fortes seus músculos serão.

Os chamados exercícios isométricos ajudam a recrutar unidades motoras e, no final, isso significa ter músculos mais fortes que podem trabalhar muito mais.

E ainda uma boa grande vantagem é que os exercícios isométricos não custam dinheiro, eles economizam tempo e irão ajudá-lo a obter os grandes resultados musculares que você sempre quis.

Aprenda realizar o agachamento isométrico 

Primeiramente coloque seu peso sobre os pés de maneira uniforme, sentindo os calcanhares, dedões e dedões do pé no chão.⁣⁣

Agora antes de cada repetição, respire cerca de 3/4 em seu estômago e contraia-o.
Para continuar dobre os joelhos lentamente primeiro ou os quadris e os joelhos ao mesmo tempo e permita que os joelhos se movam para a frente e para fora. ⁣

Procure ir até o mais baixo que puder para manter uma boa posição de suas costas, sempre contraia os glúteos e afaste-se do chão para voltar à posição inicial.

Na respiração, inspire ao descer ou inspire no topo conforme as instruções acima. Expire ao chegar ao topo e trave bem os quadris.

Tente ficar firme na parte inferior, aperte os glúteos e respire fundo em seu estômago durante todo o treino.⁣

Treino: Experimente de inicio 3 séries de cerca de 10 a 20 + repetições com uma espera de cerca de 20 a 30 + segundos.

Variação

Tente ficar o mais alto que puder com os pés separados na largura dos ombros. Aponte os dedos dos pés para a frente.

Agora empurre os quadris para trás, dobre os joelhos e abaixe o corpo até que a parte superior das coxas fique paralela ao chão (ou o mais baixo possível).

Sempre ao abaixar, imagine que você está aparafusando os pés no chão pressionando ativamente os tornozelos, a parte inferior das pernas e as coxas para fora. (E também seus pés não se moverão, mas você estará criando tensão.) Mantenha sempre essa tensão e mantenha a posição inferior do agachamento pelo tempo prescrito do exercício.

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