Dicas para você começar a caminhar e até correr!

Um certo olhar rápido  sobre uma prova de corrida de rua confirma: corredores vêm em todas as idades, formas, tamanhos, e estilos.

Não importa o motivo, a corrida é um hábito saudável e que pode fazer parte de todas as fases da vida, mas começar a correr e não parar mais pode ser um problema quando falta motivação ou constantes dores e lesões aparecem.

Por isso, selecionamos algumas dicas para você driblar esses problemas e tornar a corrida um hábito!

Corra corretamente

Corra sempre com o peito aberto ligeiramente inclinado para a frente. Braços e mãos devem servir como pêndulos e ficam relaxados, perto de 90º graus ou um pouco abaixo do cotovelo. Atenção com a forma como seu pé pousa no chão: deve ser abaixo do seu centro de gravidade (na linha do umbigo), não na frente.

O impulso vem do pé de trás, que fica estendido o máximo que você conseguir para, então, fazer o giro natural dos quadris e completar o movimento.

Prepare-se com um profissional

Para iniciantes pode ser difícil coordenar respiração, passadas, braços e mãos, postura correta e ainda correr sem parar.

Um profissional técnico de corrida pode ser excelente para você ter um acompanhamento personalizado e saber exatamente o que pode melhorar na sua forma de correr – e que tipos de treinamento pode fazer para evoluir no esporte.

Escolha o tênis certo

Muito se fala sobre qual tênis de corrida pode realmente fazer diferença na sua performance ou na prevenção de lesões, uma coisa é certa: se não for confortável, ele provavelmente não é o certo para você, busque informações nas diversas marcas, experimente, teste e encontre aquele que você se sente melhor correndo.

Para começar, percorra distâncias pequenas

Correr mais devagar ou rápido não significa fazer treinos longos todos os dias. Comece devagar e vá aumentando a quilometragem gradativamente, principalmente se estiver acima do peso.

Aumentar de uma vez só a rodagem pode colocar um estresse indevido sobre seus músculos e articulações, aumentando sua chance de lesão.

Faça parte de um grupo ou galera

Mesmo que já tenha acostumado correr sozinho e aproveitar as delícias que a corrida solitária proporciona.

Considere correr algum dia com um grupo. Isso, além de te ajudar a não perder o treino por conta da motivação, te auxilia a acertar as passadas, pois a maioria corre num pace confortável.

Veja alguns cuidados que se deve tomar durante a caminhada

Beba água antes, durante e depois de uma prática do exercício. Manter o corpo hidratado faz parte dos cuidados essenciais para o bem-estar, opte por roupas confortáveis e leves.

Escolha um tênis que seja indicado para caminhada, que não seja alto, por exemplo. Evite horários mais quentes, com forte exposição solar, como das 11h às 16h.

Caminhar na parte da manhã pode trazer disposição para o seu dia, alongar o corpo antes e depois da prática do exercício previne as caimbras, e ajudam a ativar  circulação.

Pratique exercícios em jejum, seja qual for a sua opção de atividade física. Dê preferência às frutas, tome um suco ou, até mesmo, barrinhas de cereais!

Quando perceber que seu corpo já se acostumou em uma determinada velocidade, tente aumentar, progredir um pouco no exercício, intensificar o passo ou arriscar-se em uma ladeira.

Para frente, essa é a direção que se anda na vida! Tanta gente foca em corridas, musculação e as atividades de alta intensidade de física, que esquece que simples e naturais ações do dia a dia também fazem enorme diferença em nossa saúde e qualidade de vida.

Fazer uma caminhada, por exemplo, é dos mais eficazes métodos para deixar o corpo forte, o organismo regulado e a mente em paz. Basta disposição e e um acompanhamento profissional prévio para algumas indicações básicas e essenciais.

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