Sentir fome realmente te deixa estressada, diz estudo

Você costuma ter muito estresse, quando escuta seu estômago roncar de fome? As pessoas aprenderam a lidar com emoções negativas e se sentir melhor com a comida”, diz Martin Binks, diretor de pesquisa em saúde comportamental da Duke Diet.

Se talvez você cresceu em um ambiente onde a comida era usada para controlar emoções, é mais provável que você se estressasse, explica Binks. Se você aprendeu técnicas saudáveis de controle do estresse, provavelmente se voltará para algo que não seja comida quando estiver estressado.

O estresse também ocorre porque o estresse desencadeia hormônios que podem causar fome. “Há evidências de que há sintomas hormonais complexos envolvidos na fome, na plenitude e no apetite, que são influenciados pelo estresse e pelo sono”, diz Binks.

Toda essa combinação de mecanismo de enfrentamento e biologia explica por que algumas pessoas recorrem automaticamente à alimentação para aliviar o estresse, enquanto outras pessoas encontram soluções diferentes.

Quebrando o hábito

O estresse alimentar é uma resposta emocional que, com o passar do tempo, se torna automática, diz Anne Wolf, nutricionista e pesquisadora da Escola de Medicina da Universidade da Virgínia.

“Toda vez que nos engajamos em um comportamento, quanto mais o fazemos, mais se torna um padrão, então se torna um hábito”, diz Wolf. “Para lidar com esse hábito, você terá que aprender um novo hábito”.

Então, da próxima vez que o estresse ameaçar mandá-lo para a cozinha ou para a máquina de vendas mais próxima, lute contra o desejo. “Primeiro, sinta a sensação de estresse. Pare, sente-se, faça uma respiração profunda, sinta-a e só veja o que acontece”, diz Wolf.

É importante parar e pensar sobre isso: você está realmente com fome ou apenas deseja comida em resposta ao estresse?

“O que normalmente acontece é que o sentimento se dissipa e então você percebe que pode desistir e não sentir mais essa fome”, diz Wolf. Este é o padrão que você deve seguir e repetir até que se torne o novo hábito.

Estresse Comer: Encontrar Alternativas Alimentares

Administrar seu estresse de maneiras mais saudáveis ​​também pode evitar que você responda a isso comendo. Experimente estas ideias:

Exercício. O exercício regular pode ajudar a prevenir o estresse, e o exercício quando você está estressado pode ajudar a controlar a emoção e queimar calorias, e não empacotá-las. Em vez de correr para a cozinha, amarre seus sapatos e vá para uma corrida ou caminhada.

Dê um tempo. O que quer que você esteja fazendo, está lhe causando estresse, apenas se afaste por um tempo. Se você está pensando em uma situação que está criando ansiedade, distraia-se com um assunto mais agradável.

Pense positivo. Invente um plano para resolver a situação que está incomodando você. Nada supera o estresse mais do que resolver o problema que está causando isso.

Relaxar. Medite, visualize um lugar tranquilo ou ouça música para se acalmar.

Faça algo divertido. Faça uma viagem de compras improvisada, jogue uma partida de golfe ou tênis, ligue para um amigo ou assista a um filme de que você goste.

Pode levar algum tempo, mas você pode se preparar para comer quando estiver com fome, não estressado. Aprender a dizer a diferença entre os dois é o primeiro passo. Então, encontre outra saída em vez de usar comida para satisfazer sua fome emocional.

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